Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
HC-UFTM

Saiba como funcionam os atendimentos de cardiologia no HC-UFTM

Publicado: Sexta, 04 de Abril de 2025, 08h04

HC realiza mais de 630 consultas cardiológicas por mês, cumprindo o acordado com a secretaria de saúde

A paciente Beatriz Aparecida Rios, veio da cidade de Frutal para realizar a troca de válvula mitral no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). Após 11 dias de internação, ela recebeu alta nessa quinta-feira (03).

“O atendimento foi maravilhoso, a equipe teve muita paciência comigo, principalmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde eu fiquei mais ansiosa. Só tenho a agradecer. Agora é vida que segue com coração novo”, celebra.

Emocionada, Beatriz contou que antes do procedimento se sentia sempre muito cansada e indisposta, mas agora mesmo que ainda em recuperação da cirurgia ela já se sente melhor.

No estado de Minas Gerais, o HC-UFTM é centro de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) também na cardiologia e realiza cerca de 630 consultas dessa especialidade por mês.

"Em janeiro, foram realizadas 642 consultas, 692 em fevereiro e 625 em março. Para abril, estamos com 657 marcações para a especialidade. A cardiologia pediátrica apresenta uma média de 80 atendimentos ao mês, tendo sido realizadas 891 consultas em todo o ano de 2024 e 71 em março último", pontua a chefe da unidade de contratualização, Kassia Paroneto.

Luciana Teixeira, superintendente do HC-UFTM, comenta que o HC-UFTM preza por oferecer assistência médica de qualidade, seguindo todas as normas estabelecidas pelas autoridades de saúde municipais, estaduais e nacionais. “Nós estamos à serviço da população para entregar sempre o melhor nos atendimentos e salvar vidas. Essa é a nossa responsabilidade”, afirma.


Como ser atendido? 

Para prestar todos os atendimentos, também em outras especialidades, o HC-UFTM atua com base no contrato firmado junto à Secretária Municipal de Saúde de Uberaba (SMS), órgão responsável por gerenciar a oferta de atendimento da região. 

Conforme o pactuado, os atendimentos de cardiologia são agendados no Ambulatório Maria da Glória do HC-UFTM, regulados via Primeira Consulta por intermédio da Secretária de Saúde do munícipio. Esse procedimento, explica Luciana, refere-se ao primeiro contato do paciente com determinada especialidade para uma espécie de triagem no Sistema único de Saúde (SUS), sendo marcado exclusivamente pelo gestor de saúde municipal, que encaminha mensalmente os dados dos cidadãos para prosseguimento, conforme necessidade, dos tratamentos no hospital universitário da UFTM. 

Além disso, outras modalidades de atendimento no HC-UFTM englobam os retornos, para pacientes em acompanhamento e que necessitam de assistência periódica - solicitados pela equipe médica, e as interconsultas, que consistem no atendimento demandado após a consulta com outra especialidade do HC que entende pela necessidade de avaliação complementar para dar continuidade ao tratamento e diagnóstico.

"Já o pós-alta é o encontro após a alta hospitalar ou intervenção cirúrgica da mesma especialidade. Sejam essas internações de urgências ou emergências, reguladas pelo Complexo Regulador da Secretaria Municipal de Saúde, ou eletivas, solicitadas pelo HC-UFTM e autorizadas pelo Complexo Regulador/SMS", explica Luciana. 

A superintendente ressalta que todos os procedimentos realizados na Unidade do Sistema Cardiovascular em regime eletivo ou primeira consulta de alta complexidade em cardiologia são previamente autorizados pelas estruturas de regulação do município de Uberaba. "Consequentemente, não há qualquer prática de atendimento 'à margem' ou fora das diretrizes estabelecidas", diz. "O HC-UFTM mantém um estreito relacionamento com as entidades competentes, como a SMS e Complexo Regulador Municipal para assegurar a adequada regulação dos atendimentos", acrescenta. 

A lista de todos os pacientes agendados é publicada no site HC-UFTM mensalmente, garantindo a transparência a todos os cidadãos e gestores e pode ser consultada pelo link: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-uftm/acesso-a-informacao/lista-de-espera-cirurgica

Esse sistema também é aplicado para todas as outras especialidades do HC-UFTM, conforme as diretrizes pactuadas com a Secretária Municipal de Saúde de Uberaba. Não existem filas paralelas e os atendimentos seguem o que foi regulado via Primeira Consulta pela Secretária de Saúde, retornos, interconsultas e o pós-alta. 

Além das metas

Assim, a unidade é monitorada trimestralmente, conforme estabelecido no Termo de Convênio e vem cumprindo o acordado. "Em 2023, cumprimos 106,60% da meta do contrato, em 2024 alcançamos 117,05%", diz a chefe de contratualização do HC. Ela reforça que o documento possui escopo anual de 250.040 consultas e que, em 2024, foram realizadas um total de 372.398, 48% a mais do contrato. 

Mutirão de cardiologia 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, o HC-UFTM realizou em março (08) mutirão de consultas e exames cardiológicos, com o objetivo de reduzir a quantidade de pacientes na fila. A ação mobilizou a equipe da cardiologia do HC-UFTM, viabilizada pelo engajamento dos cardiologistas e da equipe multiprofissional do ambulatório, serviço de hemodinâmica, Núcleo de Métodos Gráficos e Liga Acadêmica de Cardiologia da UFTM.

Na ocasião, foram realizadas 72 consultas, 12 cateterismos, 50 eletrocardiogramas e 87 ecocardiogramas. Os pacientes que apresentaram alterações nos exames receberam encaminhamento para tratamento em alta complexidade e serão direcionados pela SMS para um dos prestadores habilitados a esse tipo de atendimento em Uberaba.

Rede Ebserh

O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh

Fonte: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-uftm/comunicacao/noticias/saiba-como-funcionam-os-atendimentos-de-cardiologia-no-hc-uftm 

registrado em:
Fim do conteúdo da página